top of page

Ayurveda e Alimentação: Como nutrir o seu corpo no inverno?

Longe das abordagens alimentares das dietas da moda, a alimentação no Ayurveda é vista como fonte de saúde, bem-estar e longevidade. Ahara, como é chamada em sânscrito, é uma perspectiva de alimentação inteligente, adequada a cada indivíduo e totalmente integrada ao ambiente em que se vive.



Para o Ayurveda, o alimento deve nutrir o nosso corpo e promover saúde integralmente, tanto no aspecto físico quanto emocional, mental e até mesmo espiritual. Embora boa parte dos seus princípios estejam direcionados à manutenção do bem-estar e prevenção de desequilíbrios, a alimentação também é uma ferramenta importante para reestabelecer o equilíbrio do organismo no tratamento das mais diversas doenças.


Com uma visão bem particular sobre os alimentos e suas combinações, o Ayurveda apresenta princípios alimentares muito simples que, ainda que não sejamos profundos conhecedores desta sabedoria, podemos aplicar facilmente em nossa rotina. Partindo do princípio que boa parte dos desequilíbrios surgem dos acúmulos, o Ayurveda nos orienta a apaziguar os excessos, observando as necessidades do nosso corpo com relação ao nosso estilo de vida e interação com o ambiente em que vivemos.


No último post, elaborei um roteirinho de auto-observação e mapeamento das características do inverno em sua cidade com o intuito de orientar suas escolhas fundamentais para lidar com a estação. Se na sua região o inverno é frio e seco, por exemplo, segundo a lógica de equilíbrio do Ayurveda, você deve consumir alimentos mais quentes, úmidos e oleosos para apaziguar os efeitos da frieza e secura típicas da estação, bem como evitar o acúmulo destas características em seu corpo. Esta lógica de ação não deve se restringir apenas a nossa alimentação, mas abranger também nossos hábitos e rotina. Claro que, nesta perspectiva, você precisa analisar a qualidade de frieza e secura não apenas no ambiente externo, mas também no seu ambiente interno - o que significa observar a sua relação direta com o meio e ir construindo um equilíbrio dinâmico destes elementos em você.


O pensamento é simples, mas correlacionar as percepções do nosso corpo, hábitos e meio ambiente, em contínuo movimento, traz uma certa complexidade para o processo na prática. Por isto, o Ayurveda apresenta algumas orientações que refletem anos de estudo e observação do funcionamento do organismo humano e da natureza como um todo. Se você está saudável, estas orientações são uma ótima referência para as suas escolhas. No entanto, vale ressaltar que, uma rotina ayurvédica exige consciência e observação. Você avalia as circunstâncias, faz uma escolha e observa os efeitos. Em seguida, avalia novamente, escolhe e observa. Este processo te coloca em um estado de presença contínuo, em profunda conexão com seu corpo, necessidades, hábitos e ambiente ao redor. Por isto, Yoga e Ayurveda caminham juntos na expansão da consciência sobre nós mesmo e sobre como nos relacionamos com o que está ao nosso redor.


Melhores Alimentos para o Inverno e Modos de Preparo


O Ayurveda sugere o consumo de alimentos mais nutritivos, substanciosos e aquecidos para equilibrar a leveza e frieza desta estação, com baixas temperaturas e maior presença de vento. Pratos mais úmidos e caudalosos, como sopas e ensopados, são bem-vindos para apaziguar a secura, sobretudo em regiões menos chuvosas. Um pouco de oleosidade, vinda de fontes mais naturais, como óleos vegetais, castanhas e nozes são recomendados para aquecer, nutrir e conferir untuosidade ao organismo.





Uma sopa à base de raízes, preparada com azeite, especiarias quentes e picantes, servida com sementes aquecidas e folhas verdes escuras refogadas, por exemplo, é uma ótima opção para as noites de inverno. As raízes são excelentes alternativas aos molhos à base de creme de leite ou queijo para conferir cremosidade às preparações e trazer aquele acalento do "comfort food" no inverno, sem exagerar no teor de gordura ou pesar a digestão.




Além da qualidade dos alimentos, o modo de preparo e porções devem ser observados. Nesta estação, deve-se reduzir o consumo de alimentos crus, frios ou gelados, como saladas frescas, sucos verdes, frutas, bebidas refrigeradas e sorvetes, por exemplo. É normal sentirmos mais fome no inverno e comermos um pouco mais ou com maior frequência, por isto a preferência por alimentos mais naturais e substanciais - sem aditivos químicos, excesso de açúcar ou oleosidade de má qualidade - trarão maior nutrição e sensação de saciedade, evitando ganho de peso indesejado. Preparar as suas refeições em casa e evitar "abrir pacotinhos" na hora do lanche podem fazer toda diferença nesta estação.





Se você é amante de saladas cruas e frutas, a grande dica do Ayurveda é aquecê-las rapidamente antes de consumir. Frutas assadas ou levemente cozidas ficam uma delícia, mais docinhas e são boas opções de lanche para a tarde; já as saladas que seriam ingeridas cruas podem ser refogadas rapidamente e consumidas junto com refeições quentes.





As especiarias são as queridinhas da culinária ayurvédica, mas devem ser usadas com cuidado e observando a sinergia nas combinações. Além de excelentes temperos, elas têm ação digestiva e terapêutica e, por isto mesmo, devem ser usadas com moderação. Para o inverno, é preferível usar substâncias com potência quente e sabor picante, sempre observando possíveis contra-indicações, como no caso de doenças ou condições especiais de saúde, gestação e lactação.






As especiarias como canela, gengibre, cardamomo e cravo são boas opções para preparações doces. A pimenta do reino, sementes de mostarda, cominho, páprica, noz-moscada e cúrcuma longa vão bem em pratos salgados. É importante variar entre as opções para evitar excesso no consumo e moderar bem as quantidades, sobretudo nas combinações.





♡ DICAS VALIOSAS:


- Combine os alimentos, observando às características do clima da cidade e às necessidades do seu corpo;


- Procure consumir os alimentos da estação, que podem ser encontrados facilmente e a menor custos nas feiras, sobretudo orgânicas. Além de abundantes, são mais saborosos e nutritivos;


- Observe a sensação de disposição e bem-estar interno após se alimentar, equilibre a quantidade de acordo com a sua fome e varie a qualidade dos alimentos a cada refeição.


♡♡♡♡♡


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page