top of page

Os Efeitos do Yoga - Parte 2

O yoga traz muitos benefícios para quem o pratica, isso é fato. É uma ciência milenar que vem se expandindo cada vez mais, se tornando popular à medida que as pessoas vão conhecendo suas vantagens e todos os benefícios que oferece ao organismo.



O Yoga vai além de uma simples prática de exercício físico, pois, além de melhorar nosso condicionamento proporciona enormes benefícios para a nossa saúde, bem-estar e ajuda a combater e evitar algumas doenças. O yoga tem base nas filosofias teóricas-comportamentais do Sámkhya-Tantra, que tem o objetivo de promover a plenitude das pessoas no aspecto mental, emocional e físico. É uma filosofia de vida que busca despertar em nossos pensamentos a consciência para uma vida saudável, repleta de satisfação, equilíbrio entre corpo e mente. O yoga é vivido no dia a dia e não somente durante a prática, mas também, em nossos atos, nossas posturas em relação à vida, pensamentos e na alimentação. Através de uma série de técnica e práticas, o yoga proporciona o autoconhecimento, autocontrole e autotransformação, dessa forma, cada indivíduo encontra o próprio caminho para a evolução espiritual. Podendo ser composto por:

  • Kriyas – Técnicas que proporcionam a limpeza e massagem de órgãos internos.

  • Asanas – Posturas psicofísicas.

  • Pranayamas – Técnicas de respiração.

  • Yoganidra – Técnicas de descontração.

  • Meditação – Técnicas mistas

  • Mantras – São sons que ativam a concentração mental e circulação energética

  • Mudras – São gestos reflexológicos feitos com as mãos.

Todas essas práticas ajudam o ser humano a encontrar o equilíbrio entre corpo e mente e assim obter a evolução espiritual encontrar a paz plena e o máximo de bem-estar e satisfação. Ao praticar yoga, vemos o mundo e o nosso corpo de formas diferentes. Passamos a cuidar melhor de nosso organismo e dessa forma vivemos melhor com todos os benefícios que essa filosofia oferece. O estresse é um dos piores inimigos da humanidade atualmente e o yoga combate profundamente esse malefício da vida moderna proporcionando a sensação de relaxamento e bem-estar. Dessa forma, o cérebro passa a funcionar melhor, com baixos níveis de estresse, mantendo os pensamentos positivos em alta e aliviando a ansiedade, aumentando a sensação de bem-estar, felicidade e paz. Melhora as funções cognitivas, o raciocínio mais rápido, aumenta o foco e a concentração e deixa a memória impecável. Com a mente tranquila, o restante do organismo funciona muito melhor. Os riscos de doenças diminuem, a pressão sanguínea abaixa, reduz os níveis de açúcar no sangue, os pulmões trabalham com melhor capacidade, controla a frequência cardíaca, melhora a digestão e o trato intestinal. Todas as funções vitais do organismo passam a funcionar com mais equilíbrio e eliminando os riscos de adquirir doenças. O condicionamento físico melhora a níveis incríveis, proporcionando maior flexibilidade devido ao alongamento durante a prática do yoga, aumentando a densidade dos ossos, deixando-os mais fortes e resistentes. As dores crônicas nas articulações, pescoço e coluna são reduzidas devido à prática do yoga e conforme a musculatura vai se fortalecendo a postura corporal fica perfeita. O yoga também emagrece, proporciona grande perda de gordura deixando o corpo mais leve facilitando ainda mais a prática dessa filosofia. O yoga tem como proposta a conexão entre pessoas e o universo, ou seja, aceitar e vivenciar todas as possibilidades e oportunidades que a vida oferece, sempre evoluindo e aprendendo. A prática do yoga é essencial para a saúde humana deixando todo o nosso organismo em total equilíbrio. Torne o yoga a sua filosofia de vida e transforme-se!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page